Tradutor

23/10/2015

Dicas de livros para o Vestibular

Gostaria de trazer dica de livros, resenhas e tals, mas leio apenas livros de história porque é a minha paixão e muitos a faculdade exige para trabalhos e seminários. Por essa razão decidi trazer dica de livros para ler e estudar para o vestibular, já que estamos na época deles ocorrerem.
Serão 5 livros que considero muito bons e de linguajar de fácil compreensão.

1- Ilhas de História.
Autor: Marshall Sahlins.
Esse livro é  excelente e muito divertido, porém não recomendado para menores de 18, ele contará a história do capitão Cook quando chegou no Havaí. Além de trazer a relação entre história e antropologia nos ajuda a entender sociedades e culturas opostas a nossa, isso pode ser visto também no texto de Malinowski sobre o Kula e o povo Trobriandes.

2- A formação do Brasil Contemporâneo.
Autor: Caio Prado Júnior.
Nos ajuda a entender a vinda dos portugueses para cá, além de falar sobre o início das navegações, desenvolvimento de vias marítimas e escravidão, ele nos traz algo desconhecido pela maioria que é que naquele período país e tutores vendiam os jovens para trabalhar em condição de escravidão até atingir a maioridade.

3- Trabalho e Engenho.
Autora: Verá Ferlini.
Esse nos ajudará a entender como se constituía um engenho por exemplo.

4- O que é dialética.
Autor: Leandro Konder.
Seria mais voltado para a filosofia e irá tratar sobre o que muitos filósofos comentam em seus livros e que muitas vezes não entendemos o real significado.

5- O que é sociologia.
Autor: Carlos Benedito Martins.
É voltado para a sociologia como o próprio nome já diz, nele poderemos encontrar o desenvolvimento da sociologia, além de alguns pensadores clássicos.


Além desses, estudem as guerras, elas sempre caem! Estude também a revolta de Malês e dos Balaios ( a balaiada).

4 comentários:

  1. Que bom que você pensa no intelectual também e não só na beleza, amei as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas!

    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei quanto é difícil estudar para o vestibular e passar, eu mesma sofri muito para conseguir e é sempre bom compartilhar o que sabemos!

      Excluir